que envolve empreendedorismo feminino, inclusão, empatia, tecnologia e comunicação
![Luisa e Sarah mostrando o aplicativo](https://static.wixstatic.com/media/71558a_775b00220915467db6537a80e43192ea~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/71558a_775b00220915467db6537a80e43192ea~mv2.jpg)
Sensibilidade, inclusão e empatia. Essas três palavras, que são a tônica do mundo atual, parecem ser também o que explica o sucesso do projeto que Luisa Ribeiro Teixeira e Sarah Teixeira Willig, duas estudantes paulistas de 15 anos, dividem: tornar real o sonho de um aplicativo chamado Me Traduza, desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo que ambas cursaram no Senac São Paulo.
As estudantes do segundo ano do Ensino Médio Técnico em Administração tiveram juntas a ideia do app que facilita a tradução e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), linguagem utilizada por pessoas com deficiência auditiva. Inspiradas em seu professor Eduardo Pereira Silva, docente de Libras na instituição e pessoa com deficiência auditiva, a dupla conta ainda que quem deu o “start” ao projeto foi Suellen Rodrigues de Freitas, professora do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo e tutora do projeto Me Traduza, que compartilhou com as meninas informações sobre a saúde mental das pessoas com deficiência auditiva justamente pelas limitações que existem ligadas à sua comunicação, o que as deixou bastante sensibilizadas.
Elas sentiram que precisavam fazer algo a respeito, especialmente depois de entender que o ensino de libras no Brasil não é algo acessível ou barato, o que distancia o problema da solução. Pensando nessa necessidade de acesso as alunas se dedicaram à criação de um plano de negócio envolvendo a materialização do projeto Me Traduza. Trata-se de um aplicativo capaz de decifrar os símbolos de Libras e traduzir para a Língua Portuguesa, facilitando a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e aquelas que ainda não compreendem o conjunto de sinais.
Além de estreitar relações entre pessoas que teriam dificuldades em estabelecer uma conversa, o sistema desenvolvido pelas jovens também pode ajudar quem deseja aprender Libras, uma vez que também é possível converter um texto em português para a linguagem de sinais e treinar. O sistema funcionará por meio da câmera do celular ou tablet, bastando apontar para o texto ou para quem estiver fazendo os gestos para fazer a leitura da forma que desejar.
Segundo elas, a ideia de trazer o assunto para a sala de aula surgiu logo nos primeiros meses do primeiro ano do ensino médio, durante uma aula de Administração. Elas perceberam a grande quantidade de tradutores on-line para todos os idiomas do mundo, mas que havia dificuldade em localizar a mesma tecnologia para comunicação por sinais. “Percebia que as pessoas surdas, em lugares públicos, só se comunicavam entre si, mas não interagiam com ouvintes, e que essas barreiras se ampliavam para o mercado de trabalho, relacionamentos, entre outras”, analisa Sarah.
Por se tratar de uma iniciativa de tecnologia inclusiva, o projeto Me Traduza já teve seu primeiro reconhecimento. No ano passado as adolescentes participaram do concurso Empreenda Senac, uma competição de empreendedorismo que envolve os alunos e as alunas, de todos os níveis de ensino, do Senac São Paulo. Elas foram campeãs na categoria “Voto Popular”, sendo o projeto mais votado na história da competição, e ainda faturaram o segundo lugar na categoria “Ensino Médio Técnico”
Com o projeto pronto, agora as meninas estão atrás de investidores para fazer o Me Traduza acontecer. Após a participação no Empreenda Senac, todo o plano de negócio foi revisado e agora elas buscam desenvolvedores de softwares que se interessem pela ideia para realizar a programação e, efetivamente, lançar o aplicativo em plataformas para smartphones e tablets. “O Me Traduza não é apenas uma boa ideia de duas alunas de ensino médio, é um plano de negócio consistente, com os dois pés na realidade e que pode dar muito certo”, conclui Luisa.
Para apoiar o projeto ou buscar mais informações basta entrar em contato pelo e-mail me.traduza.app@gmail.com
![Simulação do Me Traduza](https://static.wixstatic.com/media/71558a_2f6d4b3fd1ce49849b5b36d2d8608629~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/71558a_2f6d4b3fd1ce49849b5b36d2d8608629~mv2.jpg)
Comments