top of page
  • alt.text.label.LinkedIn
  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.YouTube

Instituto Bourbon atende centenas de alunos gratuitamente: 40% deles já atua no mercado de trabalho

Foto do escritor: Rafaela ManzoRafaela Manzo

A Bourbon Hotéis e Resorts é uma empresa 100% brasileira atuando há 60 anos no mercado hoteleiro de marcas próprias como Bourbon, Rio Hotel e Be. A rede soma 24 unidades em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e em mais de 20 cidades. São aproximadamente 5.000 acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes no Brasil.


Criado em 2002, em Cambará (cidade-natal do fundador Alceu Ântimo Vezozzo) no Paraná, o Instituto Bourbon começou a partir da construção de 80 casas para mães solo do município, com o tempo cresceu e hoje funciona em um complexo escolar construído pela própria Rede Bourbon Hotéis & Resorts, que ainda engloba biblioteca digital, ginásio poliesportivo, praça, anfiteatro e capela. Em 2005 foi construída a Escola Municipal Caetano Vezozzo e em 2010, o Colégio Estadual Angelina Ricci Vezozzo. O Instituto Bourbon é parceiro na manutenção e em manter as escolas em funcionamento.


Atualmente, o Instituto Bourbon atende centenas de alunos, com o objetivo de prepará-los através de ações educacionais, culturais, esportivas e de saúde. 40% dos alunos certificados já atuam no mercado de trabalho. A escola profissionalizante oferece 23 cursos variados nas áreas de informática, administração, idiomas, beleza e até gastronomia. Todos os cursos são gratuitos.


As oficinas culturais, esportivas e de saúde contribuem para a integração social da população de Cambará. O Instituto Bourbon oferece aulas de dança, música, teatro, artes marciais, artes cênicas, entre outras. Os alunos ainda recebem assistência pedagógica, social e fonoaudióloga para garantir máximo aproveitamento dos estudos.


No decorrer desses anos, a instituição vem transformando a vida de mais de 2.000 pessoas de 5 a 80 anos e contribuindo com a formação de cidadãos. Até 2019, 1.400 alunos já haviam sido certificados com os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto Bourbon.

Buscando formas inovadoras de ensinar, as salas de aula do Instituto Bourbon contam com o Khan Academy, método de ensino focado em identificar problemas de compreensão reconhecido no mundo todo.


Os prodígios do esporte também marcam presença, como Nicolas Assis de Oliveira, que conquistou 60 medalhas de karatê, após iniciar a prática de artes marciais no Instituto Bourbon.


Alguns alunos que estudaram no Instituto Bourbon depois cursaram universidades e voltaram para ministrar aulas no próprio Instituto Bourbon como uma forma de retribuição. É o caso do professor Matheus Garcia, que seguiu carreira como docente, se formou em Geografia na Universidade Estadual do Norte do Paraná e depois disso voltou ao Instituto já como professor para dar aulas. "Ao retornar ao meu antigo ambiente de estudo e hoje um ambiente de trabalho, percebi que as decisões tomadas naquele ano, no final de estudo, foram as certas e que ali já estaria colhendo os frutos do meu esforço e dos professores. Além disso, foi gratificante perceber a alegria dos professores ao me verem agora não mais como um aluno, mas sim como um colega de trabalho", disse Garcia.


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page