Empresas socialmente responsáveis, como a Pironti Advogados e incorporadora Weefor, estão reduzindo gastos com brindes e investindo em iniciativas que beneficiam a comunidade
Entregar presentes corporativos para stakeholders no final do ano é uma prática comum entre empresas brasileiras de diversos segmentos e tamanhos. Tanto que, em 2024, o setor de brindes corporativos deve atingir uma receita bruta de mais de R$ 3 bilhões no Brasil, impulsionada principalmente por gastos nessa época, conforme o levantamento Setor Brindeiro no Brasil 2024, realizado pela empresa brasileira LTP.
Por outro lado, muitas empresas estão adotando práticas mais conscientes e sustentáveis durante esta época do ano. Em vez de distribuírem brindes, direcionam esses recursos para ações sociais que impactam positivamente a comunidade. Um exemplo é a incorporadora Weefor, que neste ano encaminhou o orçamento que seria dos presentes corporativos para apoiar a tradicional festa de fim de ano da comunidade Vila Joanita, no Bairro Alto, em Curitiba.
De acordo com Maria Eugenia Fornea, CEO da empresa, essa prática, além de gerar um impacto social positivo, contribui para a construção de uma marca mais forte e relevante, capaz de se conectar com os consumidores e os colaboradores de forma mais profunda.
“Como incorporadora, a Weefor desempenha um papel essencial na construção das cidades e busca ir além dos limites dos empreendimentos imobiliários, impactando positivamente toda a comunidade por meio do Instituto Weefor. Por isso, faz mais sentido direcionarmos esses recursos para uma iniciativa tão importante”, explica.
Outro exemplo é o escritório Pironti Advogados, de Curitiba. Segundo a sócia-diretora Isabele Hopker, em 2021 a empresa decidiu substituir os brindes concedidos aos clientes no final de cada ano pelo ao apoio à comunidade na qual está inserido. Desde então, colabora com projetos do Hospital Pequeno Príncipe.
No primeiro ano, o escritório participou do projeto “Árvores da Vida”, promovendo o plantio de mudas de árvores nativas para a preservação da biodiversidade. Em 2022, destinou recursos para atender necessidades urgentes da instituição voltadas à assistência e pesquisa científica. No ano passado, contribuiu para a reconstrução do Serviço de Oncologia e Hematologia, afetado por uma explosão e um incêndio. Este ano, o apoio será direcionado à aquisição de instrumentos essenciais para cirurgias oncológicas.
“Nosso objetivo é engajar a comunidade em ações sociais e apoiar causas importantes, como a saúde infantil e a sustentabilidade, além de celebrar a vida de crianças e adolescentes”, conta Isabele Hopker, sócia-diretora do escritório.
Festa de Natal na Vila Joanita
![A Vila Joanita, localizada entre os bairros Tarumã e Bairro Alto, em Curitiba](https://static.wixstatic.com/media/71558a_6ee1c8a14ad7404f9fde9b277af83217~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_633,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/71558a_6ee1c8a14ad7404f9fde9b277af83217~mv2.jpg)
A Vila Joanita, localizada entre os bairros Tarumã e Bairro Alto, em Curitiba, celebra o Natal todos os anos com um evento especial (na foto, festa do ano passado). Em 2024, a festa ocorrerá no dia 23 de dezembro e espera reunir cerca de 300 famílias e mais de 400 crianças em um dia repleto de alegria, brincadeiras e solidariedade.
Organizada pela associação de moradores da Vila Joanita, a celebração contará com atrações como cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã, campeonato de pebolim e uma oficina de “cabelo maluco” e a distribuição de lanches como cachorro-quente e algodão-doce. As crianças também receberão presentes através das cartinhas solidárias, com a presença de um Papai Noel voluntário.
Para Junia Célia da Costa Silva, conhecida como Dona Junia, presidente da associação de moradores, o apoio da Weefor fortalece a colaboração entre empresas e comunidade.
“A Weefor é nossa parceira de longa data e foi responsável pela construção do espaço que utilizamos para atender as famílias. Com o patrocínio deste Natal, está realizando o sonho das nossas crianças, que esperam ansiosamente por este momento de união. Somos muito gratos por mais essa iniciativa da incorporadora”, destaca Dona Junia.
Comments