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Dia Nacional do Livro e o poder da leitura na infância

Foto do escritor: Yasmin MarqueYasmin Marque

Atualizado: 4 de nov. de 2024

Especialista reforça a necessidade de incluir a leitura no hábito das crianças


No Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, te convidamos a refletir sobre o papel da leitura no desenvolvimento das crianças. Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon, compartilha a sua visão sobre como a literatura molda o intelecto, as emoções e as habilidades sociais dos pequenos leitores. 


Mariana Bruno Chaves, especialista em educação na rede Kumon
Mariana Bruno Chaves, especialista em educação na rede Kumon

A leitura é um grande estímulo para o desenvolvimento cognitivo infantil. Segundo Mariana, ”A leitura se torna importante no desenvolvimento cognitivo ao ajudar a criança a desenvolver sua imaginação; o seu intelecto; a linguagem ao enriquecer o seu vocabulário; a abstração de conteúdos; a capacidade de criatividade e a construção do pensamento crítico e de empatia.” 

 

Até mesmo antes de saber ler, ao ouvir alguém lendo para ela, a criança é exposta aos diferentes sons, ritmos e entonações da leitura, que aprimoram a sua compreensão auditiva, aprendendo a identificar palavras, emoções e o próprio ritmo da língua. 

 

Mariana destaca que, durante o cotidiano, o desenvolvimento da empatia pode se manifestar ao transportar o pequeno leitor para diferentes universos e pontos de vista, proporcionando a vivência de emoções variadas, enxergar diversos sentimentos e cenários, além de entender melhor uma situação que pode ser parecida com algo vivido. Isso melhora a compreensão do mundo ao seu redor. 

 

A educadora afirma que os alunos que leem mais tendem a ter um desempenho superior em diversas disciplinas. Ler desenvolve não apenas a interpretação de textos, mas também o pensamento crítico e a criatividade, colaborando positivamente para o aprendizado. 

 

É uma missão dos professores promover o hábito da leitura nas escolas. “É essencial expor os alunos a diferentes gêneros literários e realizar atividades que estimulem o gosto pela leitura.”, diz ela, sugerindo a promoção de atividades escolares que fomentem o hábito da leitura, como por exemplo bibliotecas circulantes, rodas de conversa, momentos de leitura coletiva, clubes de leitura, debate sobre as obras, conversa com autores, projetos interdisciplinares ou eventos literários. 

 

Os pais e responsáveis também possuem um papel fundamental quando o assunto é o incentivo a ler. Com o aumento da tecnologia, em um mundo cada vez mais digital, a psicopedagoga recomenda que os pais estabeleçam limites para o tempo de tela e reservem momentos para a leitura em família. ”O livro deve ser introduzido junto com os demais brinquedos como mais um objeto de prazer, de exploração do mundo, sendo assim emparelhado com todas as possibilidades de se divertir e de conhecer o mundo. Sendo assim, é interessante deixar sempre os livros ao alcance da criança, em prateleiras mais baixas. As crianças também aprendem pelo exemplo, então, ser um pai ou mãe com hábito de leitura inspira os filhos a seguirem no caminho do conhecimento. Construir uma rotina de leitura com a criança, de ler todas as noites antes de dormir, por exemplo, também torna os livros um “brinquedo” mais atraente.”  E incentiva a leitura em voz alta para as crianças, praticando o desenvolvimento intelectual e social. 

 

Porém, uma forma de tornar o tempo em frente às telas mais proveitoso e de qualidade, é a utilização de e-books e audiolivros “Essas tecnologias proporcionam uma praticidade jamais vista, e é justamente ela que torna mais atrativa a leitura dos livros hoje em dia. De qualquer forma, é importante estar lendo sempre e adquirindo conhecimento.”, explica. 

 

Por fim, Mariana deixa uma mensagem para os pais, responsáveis e educadores: “É importante que as famílias saibam que algumas habilidades se desenvolvem sozinhas na criança, como o balbuciar no começo da fala, o reconhecimento de pistas visuais e orais que expressam emoções, e entre outras, mas a leitura e escrita precisam ser incentivadas pelos pais e educadores, portanto, a inserção dos livros promovida pela família é fundamental para que os hábitos de leitura e de escrita sejam experimentados, adquiridos e depois enraizados nas crianças.” 

 

Recomendações de projetos e iniciativas que incentivam a leitura em comunidades e nas escolas: 

 

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