top of page
  • alt.text.label.LinkedIn
  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.YouTube

Consciência Negra: Paço das Artes traz conversa com Lorraine Mendes, Alexandre Ignácio e André Ricardo

Foto do escritor: Rafaela ManzoRafaela Manzo

Com entrada gratuita, a atividade acontece no dia 19 de novembro, às 18h, na sede do Paço das Artes, em Higienópolis.


Por ocasião do mês da Consciência Negra, o Paço das Artes, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza uma edição especial do #PaçoConversa no dia 19 de novembro, às 18h. A curadora e artista Lorraine Mendes, da Pinacoteca do Estado de SP, conduz um bate-papo com os artistas Alexandre Ignácio Alves e André Ricardo sobre o sistema das artes visuais, tanto no campo institucional como no comercial, considerando suas vivências nacionais e internacionais.


Lorraine Mendes
Lorraine Mendes, curadora e artista, conduz bate-papo sobre Consciência Negra nas artes visuais, no dia 19.11 Foto: Levi Fanan

Sobre a mediadora

Lorraine Mendes é professora, pesquisadora e, por isso, curadora. Doutoranda em História e Crítica da Arte pelo PPGAV UFRJ, realizou curadorias como Dos Brasis: arte e pensamento negro (SESC SP) e Time of things, individual de Rosana Paulino para Mendes Wood DM (Bruxelas). É curadora da Pinacoteca de São Paulo.


Sobre os convidados

Alexandre Ignácio Alves - Artista visual paulistano, realizou mostras coletivas e individuais dentro e fora do Brasil, expondo em instituições como o Museu de arte do Rio, Museu AfroBrasil, Memorial da América Latina, CCSP, SESC entre outras.


Em seu trabalho, investiga as possibilidades interpretativas dos gêneros clássicos da pintura na contemporaneidade.


Tem se dedicado, há alguns anos, especialmente na pesquisa de retratos, geralmente de afrodescendentes, e a paisagem, ampliando, botando as fronteiras dos possíveis significados e subvertendo as expectativas visuais do tema.


Seus trabalhos fazem parte dos acervos dos Palácios do Planalto, Pinacoteca do Estado, Pinacoteca do Município, Museu Afro Brasil, Museu de arte do Rio, dentre outros.


André Ricardo é formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. No currículo, realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Nova Iorque – EUA e Londres - Reino Unido


Suas obras integram coleções privadas e acervos públicos como o Instituto Inhotim (Brumadinho – MG), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, entre outros.


Sua pesquisa gira em torno da essência imagética que compõe o repertório popular brasileiro. A geometria instintiva que caracteriza fachadas de casas e comércio das comunidades, bem como sua representatividade como vetor de saberes populares, atravessa a obra do artista. Sua obra acontece como uma "ode" às tradições e ao sincretismo cultural brasileiro, acessando o âmago das nossas memórias mais comuns, presentes no inconsciente coletivo. O estudo cromático é realizado através da técnica da têmpera, uma prática milenar onde utiliza-se ovos como aglutinante.


A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Paço das Artes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Paço das Artes tem patrocínio institucional da Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.


Serviço

Lugar de fala | #PAÇOCONVERSA com Lorraine Mendes, Alexandre Ignácio e André Ricardo

Data: 19 de novembro, às 18h

Local: R. Dr. Albuquerque Lins, 1345 - Higienópolis, São Paulo - SP

Ingresso: gratuito

0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page