A importância do voluntariado em um hospital especializado em saúde infantil
O ambiente hospitalar, principalmente o pediátrico, requer um acompanhamento ainda mais humanizado. No Sabará Hospital Infantil, os voluntários fazem parte da Rede de Humanização, que é responsável por amenizar o estresse da internação e da cadeia de cuidados.
Os voluntários desempenham um papel essencial dentro do Sabará, proporcionando recreação e lazer por meio do Programa de Voluntariado, que com dedicação e amor, fazem a diferença na vida de crianças, adolescentes e suas famílias.
O Programa de Voluntariado do Sabará é referência para outras instituições hospitalares no Brasil, atuando como multiplicador de conhecimento. Em 2024, até o momento, são mais de 140 voluntários, que dedicaram mais de 10 mil horas para entregar mais de 13 mil kits personalizados, além de visitas periódicas e ações pontuais como, por exemplo, Dia das Crianças e Natal.
![Logo Sabará Hospital Infantil](https://static.wixstatic.com/media/71558a_cc96ff4e707d48839c1bf3734982c158~mv2.jpg/v1/fill/w_275,h_115,al_c,q_80,enc_auto/71558a_cc96ff4e707d48839c1bf3734982c158~mv2.jpg)
“Todos os pacientes que ingressam no Sabará, seja na unidade de internação ou no Pronto-Socorro, são atendidos pelos voluntários que entregam um kit surpresa composto por brinquedos e jogos para interação. Os acompanhantes sempre são incentivados a participar dessas atividades para ampliar a interação, tornando esse momento mais leve e humanizado”, explica Carol Sanches, Coordenadora do Programa de Voluntariado.
Para ser voluntário no Hospital é preciso se inscrever no processo seletivo, aprovado o candidato é convidado a participar de mais de 8h de cursos de capacitação teórica e 9h de treinamentos práticos antes de ter contato direto com os pacientes. Os interessados são acolhidos em um treinamento em que são explicadas como as atividades são desenvolvidas, as normas e regras do Programa, a importância da assiduidade, as peculiaridades de atuar com as crianças e a dificuldade de lidar com as emoções e a de seus acompanhantes, Somente depois desses treinamentos é que eles são aptos ao atendimento das crianças no hospital.
O início de um sonho lúdico
Em 2012 surgiu a ideia de que Sabará Hospital Infantil pudesse contar com a atuação de um grupo de voluntários, algo que, até aquele momento, era pouco comum em hospitais privados. A partir de uma provocação do Dr. José Luiz Egydio Setúbal, a professora Doutora Sandra Mutarelli Setúbal buscou referências para estruturar o Programa de Voluntariado da Instituição. Após visitas a grandes hospitais do país e a children’s hospitals, nos Estados Unidos, a implantação do projeto foi concluída e, atualmente, o Programa de Voluntariado é convidado a participar de simpósios e congressos internacionais, mostrando todo o trabalho desenvolvido na Instituição.
Bình luận